Cultura – O espetáculo “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, será apresentado no Teatro da Instalação, Centro, zona sul de Manaus, nesta quinta-feira (14/08), às 18h, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras. A apresentação integra o Projeto Sesc Amazônia das Artes 2025, e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Para a Cia Arteatro, formada por artistas negros e indígenas e com mais de 30 anos de trajetória, participar do projeto é reafirmar a força da arte produzida no extremo norte do país. O evento reúne produções de todos os estados da Amazônia Legal, mais Piauí e Mato Grosso do Sul, em circulação por dez estados brasileiros.
O espetáculo infantil foi criado a partir de vivências pessoais e ancestrais dos atores Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, que propõe a contação de histórias do povo originário Macuxi em forma de teatro.

No palco, personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé encenados pelos atores Aravis, Silmara Costa e Márcio Sergino, encantam públicos de todas as idades com narrativas que celebram a cultura indígena e a identidade amazônica.
Com 40 minutos de duração e classificação livre, a montagem já percorreu diferentes regiões do Brasil e foi premiada no 16º Festival de Teatro da Amazônia (Melhor Espetáculo e Melhor Ator – Anderson Nascimento) e no Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras (categoria infantojuvenil).
“O Amazônia das Artes é um sonho para quem faz teatro na região Norte. Ser escolhido para circular por tantos estados é um orgulho enorme e o reconhecimento de que estamos produzindo com consistência. É o cumprimento do nosso legado de levar nosso trabalho a todos os públicos e lugares do Norte”, destaca o diretor Márcio Sergino.