Casal brasileiro refloresta região inteira e vira exemplo para o mundo. Sebastião e Lélia Salgado, um casal brasileiro, estão sendo notícia no mundo por seu trabalho de reflorestamento. Os dois plantaram mais de 20 milhões de árvores em uma região inteira de Aimorés, Minas Gerais, que estava devastada.

O trabalho do casal começou em 1998, quando Sebastião voltou de uma reportagem sobre o êxodo dos ruandeses para o Congo e viu que as terras próximas à casa de sua família estavam completamente destruídas. Lélia, sua esposa, teve a ideia de começar um projeto de reflorestamento.
No mesmo ano, os dois fundaram o Instituto Terra, com a missão de avançar na restauração ambiental e no desenvolvimento rural sustentável no Vale do Rio Doce.
Ao longo dos anos, o trabalho do casal tem dado resultados impressionantes. As árvores plantadas cresceram muito e trouxeram a natureza de volta para a região. Hoje, já são mais de 170 espécies de aves identificadas nas áreas geridas pelo Instituto Terra.
O espaço que antes estava completamente degradado, hoje tem mais de 2 mil nascentes que também estão em processo de recuperação.
O projeto cresceu tanto que hoje o Instituto Terra oferece até visitas guiadas. Elas ocorrem em grupos de 10 a 40 pessoas e são uma oportunidade para os visitantes aprenderem sobre educação ambiental e ver de perto toda a magnitude do que foi feito na região.
Com as visitas, Sebastião e Lélia querem aproximar e conscientizar a comunidade sobre a importância da restauração e preservação de ecossistemas naturais.
O trabalho do Casal brasileiro refloresta região inteira e vira exemplo para o mundo é um exemplo inspirador para o mundo. Eles mostram que, mesmo diante de desafios, é possível fazer a diferença e deixar um legado positivo para as próximas gerações.
Leia também: Cobrada por governador do AM pelo uso do nome, Amazon anuncia aporte milionário para projetos na floresta na COP28