Municípios – O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), reuniu 22 municípios no III Festival Amazonas de Turismo e na 3ª Convenção de Turismo da Amazônia (Conta), que ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (Abav-AM), em Manaus. O evento tem como objetivo promover o turismo regional, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer as belezas naturais, a cultura e os produtos artesanais de cada localidade.
Os estandes dos municípios participantes foram um verdadeiro convite a uma viagem pela diversidade do Amazonas. Artesanato indígena, colares, brincos e peças feitas com sementes e fibras naturais, como as trazidas por São Gabriel da Cachoeira; produtos gastronômicos como geleias, castanhas e o licor de puxuri de Borba; peças em madeira, óleos essenciais e cosméticos naturais foram apenas algumas das atrações. Além disso, o evento contou com demonstrações de pintura indígena, valorizando a cultura dos povos originários e proporcionando uma experiência imersiva para os visitantes.
Entre os destaques, o município de Borba (151 quilômetros de Manaus) trouxe produtos derivados do Puxuri, uma planta com propriedades medicinais e gastronômicas. Gustavo Buzaglo, representante de Borba, destacou a importância da participação no evento.

“Cada município trazendo aqui os seus produtos, um pouco da sua cultura, um pouco daquilo que tem para mostrar para os turistas, com certeza vai ser uma vitrine para a gente divulgar nossos produtos e nosso município”, afirmou Buzaglo, que apresentou o licor artesanal de Puxuri, produzido em Borba.
A representante de São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros de Manaus), Suzete Serafim destacou o impacto positivo da participação no evento, especialmente na valorização do artesanato local.

“Estamos trazendo um pouco da nossa cultura através do artesanato feito de tucum, pedrarias, sementes, além da nossa bebida e gastronomia típica. Está sendo muito legal, pois desperta a curiosidade das pessoas, tanto daqui quanto de fora, e as motiva a conhecer nosso município. Estamos muito felizes em divulgar a nossa cultura”, afirmou.
Para o secretário de Turismo de Barcelos (339 quilômetros de Manaus), Vadilson Gonçalves da Silva, o evento representa uma oportunidade de apresentar o município e suas riquezas ao público.

“Este evento é uma vitrine importante para Barcelos. Trouxemos o artesanato local, produzido por nossas comunidades indígenas, e estamos divulgando nossas principais potencialidades turísticas, como o turismo de pesca esportiva, o Festival do Peixe Ornamental e o ecoturismo na Serra do Aracá. É uma oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial do nosso município”, afirmou.
Programação Cultural
A programação cultural também foi um dos pontos altos do evento, com apresentações artísticas que valorizaram a diversidade cultural do Amazonas. Na sexta-feira (16/05), o público conferiu apresentações como o Cará Branco e Cará Roxo de Caapiranga, o cantor Kerbinho e o Corpo Artístico de Coari, as músicas Tikunas interpretadas por Celdo Braga de Benjamin Constant, o Grupo Cateto da Toada de Parintins, o Gambá do Grupo Maroaga de Maués, a Dança das Ycamiabas de Nhamundá e as Cirandas de Manacapuru.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a participação dos municípios é fundamental para fortalecer o turismo no estado.

“Este evento é uma oportunidade para que nossos municípios mostrem ao público suas belezas naturais, sua cultura e o trabalho dos seus artesãos. O turismo é uma importante fonte de renda e desenvolvimento para o interior do Amazonas, e nosso papel é apoiar e promover esses destinos”, destacou.
No sábado (17/05), as apresentações continuarão com o Acará Disco e Cardinal de Barcelos, o cantor Breno Araújo de Manaquiri, a Dança do Gambá e o Dobrado Tradicional de Santo Antônio de Borba, a Lenda do Wará de Maués, o Livro Vivo de Manaus, o espetáculo Amazônia de Cores e Sons do Arte Sem Fronteira, e as apresentações de Novo Airão com o Boi Anavilhanas e Jaú, além do cantor Kerbinho e o Corpo Artístico de Coari.
O III Festival Amazonas de Turismo e a 3ª Conta seguem até o próximo dia 17, com uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas e apresentações culturais, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do setor turístico.