Parintins – Casas se transformam em hotéis durante Festival Folclórico. A proximidade do 57º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho, já movimenta a cidade. Com os hotéis lotados, muitos moradores estão se preparando para alugar suas casas e quartos para os turistas que desejam acompanhar a disputa entre bois Garantido e Caprichoso.
Segundo a Secretaria de Turismo de Parintins, o município possui cerca de 500 opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas. No entanto, com a alta demanda, encontrar vagas durante o festival se torna um desafio.
“Nossa procura está bem maior esse ano. A nossa situação hoje é de ‘esgotado’. Todos os quartos reservados”, afirma Anderson do Vale, gerente de um hotel da cidade.
Diante da escassez de vagas na rede hoteleira, a população local viu na oportunidade uma chance de aumentar a renda. Famílias como a do estudante Alex dos Santos estão se preparando para receber turistas em suas casas.
“Já tem mais de meses nesse processo. Inclusive até lá, já está tudo ok. (Enquanto a casa estiver alugada) a gente vai ficar na casa de amigos. Fazer uma renda extra, que o nosso festival nos dá essa possibilidade”, explica Alex.
Os preços dos aluguéis variam de acordo com a estrutura do local, podendo ir de R$ 1 mil a R$ 30 mil para o fim de semana do festival. A criatividade e o espírito empreendedor dos parintinenses se traduzem em diversas opções de acomodação, desde quartos simples até casas completas.
Festival Folclórico de Parintins:
Data: 28 a 30 de junho de 2024
Local: Parintins, Amazonas
Atração principal: Disputa entre bois Garantido e Caprichoso
Transmissão: Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo.
Leia também: Festival de Parintins: Governo do Amazonas abre inscrições para Espaço Acessível para pessoas com deficiência