Produção de bicicletas no PIM cresce 23,7% em 2023. A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) cresceu 23,7% em 2023, atingindo 456.917 unidades. O resultado foi puxado pelo aumento da demanda por bicicletas elétricas, que registraram alta de 6,2% no período.
A categoria mais produzida foi a Moutain Bike (MTB), com 59,8% do total produzido. As bicicletas elétricas, por sua vez, representaram apenas 2,5% da produção.
A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no ano passado, com 250.977 unidades, o que representa 54,9% do total. A Região Sul ficou em segundo lugar, com 78.262 unidades (17,1%).
Para 2024, a Abraciclo projeta uma produção de 360 mil bicicletas, o que representa uma queda de 21,2% em relação a 2023. A associação justifica a projeção pela expectativa de aumento dos custos de produção e da inflação, que devem reduzir o poder de compra da população.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) é uma entidade sem fins lucrativos que representa os fabricantes de veículos de duas rodas no Brasil. A associação tem como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,8 mil empregos diretos em Manaus/AM.
Mais notícias: Suframa visita de embalagens do PIM