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Instituto de Educação do Amazonas apresenta projeto ‘O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade’

Projeto interdisciplinar representará o estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

29 de agosto de 2025
em Amazon
Instituto de Educação do Amazonas apresenta projeto ‘O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade’

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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Amazon – Estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na zona sul de Manaus, apresentaram, nesta quinta-feira (28/08), o projeto interdisciplinar “O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade”. A iniciativa, coordenada pela professora de Biologia da instituição de ensino, Márcia de Castro, valoriza os saberes ancestrais dos povos indígenas da Amazônia como resposta aos desafios ambientais agravados pela crise climática.

O projeto, que está em seu terceiro ano de execução na escola, envolve alunos do Ensino Médio em pesquisas teóricas e de campo sobre etnias indígenas que vivem na Amazônia.

Durante as visitas de campo, os estudantes dialogam diretamente com pertencentes das etnias e lideranças indígenas, utilizando a sabedoria ancestral para pensar soluções práticas e sustentáveis.

Com as pesquisas, os estudantes terão a oportunidade de representar a educação amazonense na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Instituto de Educação do Amazonas apresenta projeto ‘O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade’
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Para a coordenadora do projeto, professora Márcia de Castro, a partir do projeto e inspirados na busca pelo equilíbrio com a natureza, os estudantes passam a compreender a importância do diálogo entre ciência e tradição, tornando-se cidadãos mais críticos e engajados com a preservação da diversidade amazônida.

“Essa geração que chega agora precisa conhecer, precisa valorizar, e o aluno indígena precisa também dessa autovalorização, de saber o quanto eles são importantes para a nossa atmosfera, principalmente nesse momento em que o nosso planeta está em uma situação delicada”, ressaltou a coordenadora.

O futuro é ancestral

A partir de visitas ao Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, estudantes e professora perceberam que poderiam aprender muito sobre preservação com os povos que há anos vivem em harmonia com a floresta, tirando dela o essencial para sua sobrevivência sem degradá-la. Além das pesquisas, o projeto também implementou na escola os “Jogos indígenas”, envolvendo grande parte do corpo estudantil em uma imersão cultural dos povos originários.

Participando do projeto desde a 1ª série do Ensino Médio, o estudante finalista Brando Vilhena conta que foi a partir das atividades promovidas na escola que ele começou a se entender como indígena Mura, resgatando memórias da infância e a história da própria família.

“A partir desse projeto eu descobri que sou indígena, e eu acho muito legal porque os alunos conseguem interagir entre si, e com as atividades promovidas eu consegui descobrir muitas coisas sobre mim e meus familiares”, afirmou.

COP30

Grande parte dos estudantes que hoje estão na 3ª série do Ensino Médio no IEA viram o projeto nascer e passaram os últimos três anos se dedicando às trocas culturais e demais atividades desenvolvidas. Após a cerimônia de abertura, os alunos realizaram apresentações em salas temáticas que retratavam a vida e a cultura das etnias Kokama, Mura, Munduruku e Sateré-Mawé.

A estudante Jhulie Haddad, que será uma das representantes da unidade de ensino na COP30, conta que a participação no projeto trouxe uma nova percepção sobre as culturas indígenas, a sustentabilidade e o respeito à Amazônia.

“Quando eu conheci o projeto, eu pude perceber que a nossa cultura do Amazonas e do Norte é mais rica do que percebemos, e isso para mim foi muito importante, ainda mais por trabalhar com estudantes indígenas, com doutores, com profissionais da área indígena, para mim foi muito importante”, destacou a aluna.

Veja também: https://amazonnews24h.com.br/seinfra-disponibiliza-ferramenta-virtual-para-consulta-e-acompanhamento-da-malha-rodoviaria-no-amazonas/

 

Tags: cop30Instituto de Educação do Amazonaspovos indigenassustentabilidade
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